Skip directly to content

Dicas Profissionais de Cozinha Americana

01/08/2017

Hoje em dia os projetos de cozinhas planejadas americanas estão em alta, isso é reflexo de um novo estilo de vida onde a prática de cozinhar ganhou a área social da casa, ninguém mais quer ficar isolado na cozinha, as pessoas querem estar juntas compartilhando este momento.

Cozinhar ganhou outro status, deixou de ser uma tarefa doméstica obrigatória, diária e exclusiva das mulheres para ser algo casual, divertido e compartilhado por todos.
    

Essa revolução social doméstica se refletiu nos projetos de cozinha que vieram para a área social da casa, seja em pequenos apartamentos ou em grandes mansões a cozinha americana já é uma área consolidada junto às salas de estar e jantar.

Apesar de aparentemente ser uma consequência da vida moderna, a cozinha americana têm raízes na tradição das casas de interior.

A cozinha era um ponto de encontro da família já na época dos meus avós e continua sendo até hoje, só que agora ainda mais integrada com a casa.


Cozinha Gourmet

A cozinha gourmet nada mais é do que uma cozinha americana e é chamada assim quando existem duas cozinhas, uma tradicional isolada em um cômodo e a outra localizada na área social da residência.

Justamente porque nas grandes residências que desfrutam de serviços domésticos os projetos contemplam duas cozinhas, uma que é utilizada pelos funcionários para fazer a comida do dia-a-dia e outra gourmet em que se cozinha esporadicamente para as visitas na área social da casa. Muitos projetos ainda tem uma cozinha pequena na varanda ou áreas abertas para churrasco.


Projeto de Cozinha Americana

Você percebeu que eu comecei o tema de cozinhas americanas tratando sobre a relação das pessoas com o ambiente? Na realidade é assim mesmo que se começa o projeto arquitetônico ou de interiores, sempre com uma análise da relação das pessoas com o seu ambiente. No caso dos moradores com a sua cozinha.

Pensar no papel da cozinha em relação a vida doméstica e social dos moradores é essencial para estabelecer o Programa de Necessidades dos clientes, saber quantos amigos eles recebem na casa, qual a frequência, se a cozinha será usada para pequenas ou grandes refeições, quem irá cozinhar, etc.  Para a partir disso pré-dimensionar os móveis de acordo com a área existente, com a demanda por áreas de armazenamento, cocção, limpeza e preparo.

Essa é uma grande diferença entre as cozinhas pré-fabricadas e as cozinhas americanas planejadas, nas cozinhas pré-fabricadas as medidas dos armários são padrões convencionados que foram feitos a partir do estudo da mulher de certa altura utilizando a cozinha.

Já a cozinha planejada é personalizada, feita com base nos moradores, na sua estatura e na sua necessidade de espaço.

Então o profissional de arquitetura ou design de interiores vai projetar a cozinha conforme a necessidade e desejo dos clientes e com a área disponível, isso vai gerar um Estudo Preliminar com um modelo do projeto da cozinha americana.

As 3 últimas imagens deste esquema abaixo mostram cozinhas americanas com ilha ou península e algumas medidas recomendadas.

Modelos de Cozinha Americana

A cozinha americana que muita gente imagina quando escuta esse termo é aquela cozinha aberta com uma bancada com banquetas separando a cozinha da sala. Contudo existem outros modelos de cozinhas americanas, desde que seja aberta e integrada visualmente com a sala.

Por exemplo, uma cozinha linear aberta para a sala também é uma cozinha americana, como está da foto abaixo. Ou uma cozinha americana com ilha da próxima foto.

Na verdade é possível aplicar todos os modelos de cozinhas o projetar uma cozinha americana, sempre levando em conta o espaço e também o triângulo de trabalho.

Deixa-me explicar o que é o triângulo de trabalho, é um triângulo imaginário entre o fogão (cocção), a pia (limpeza e preparo) e a geladeira (armazenamento), que facilita a vida de quem esta cozinhando, pois permite uma fácil circulação entre as áreas mais acessadas da cozinha.

Cozinha Americana Pequena

Em apartamentos pequenos as cozinhas americanas pode ser uma solução para o problema do espaço, não que elas aumentem o espaço no que diz respeito à metragem quadrada, mas elas ampliam o espaço visual percebido, juntamente por serem integradas com a sala, fazendo parecer que os ambientes são mais espaçosos.

A única questão é que a cozinha americana por ter uma face aberta para a sala perde espaço útil que poderia ser destinado aos armários, resumindo se por um lado ela oferece continuidade visual e amplia o espaço percebido, por outro ela perde área que poderia ser destinado ao armazenamento.

Claro que hoje em dia com um supermercado ou mercearia “em cada esquina” não é preciso ter muito espaço para armazenar produtos, já não é preciso ter uma despensa abarrotada de produtos.

Mas, no projeto de cozinha americana planejada e pequena é bom aproveitar bem todos os cantos disponíveis, inclusive a parte inferior da bancada como armário.

É comum que as cozinhas americanas pequenas tenham bancada para refeições, nos apartamentos compactos elas inclusive acabam substituindo a mesa de jantar. Neste caso é possível optar por uma bancada baixa com cadeiras ao invés de utilizar banquetas altas, para que assim as pessoas tenham mais conforto ao sentar e possam passar mais tempo á mesa.

Já para refeições rápidas o uso da bancada alta pode ser interessante se tiver uma sala de jantar com mesa e cadeiras.

Veja este esquema que mostra a correlação entre as alturas ideias das bancadas e mesas da cozinha e das cadeiras e banquetas.

Cozinha Americana – Decoração

O estilo da cozinha americana tem que ser bem pensado, afinal como é integrada com a sala não é bom que a cozinha americana fique com aquela cara de cozinha tradicional. O uso de linhas retas e puxadores escondidos podem evitar que os armários da cozinha fiquem em evidência, principalmente os armários aéreos.

Os pisos da cozinha e da sala não precisam ser os mesmos, mas usar o mesmo piso é positivo para dar continuidade visual entre os ambientes e favorecer a sensação de amplitude.

Hoje em dia existem muitas opções de revestimentos que podem atender a cozinha e a sala perfeitamente, porcelanatos, pedras e até a própria madeira pode ser utilizada em ambos os ambientes.

Quanto aos revestimentos de parede existem inúmeras opções incluindo adesivos de parede, pintura de quadro negro, entre outras. Não é preciso que todo o revestimento da cozinha seja impermeável, apenas atrás do fogão e da pia.

O utensílios e eletrodomésticos podem fazer parte da decoração da cozinha americana, diversas linhas de eletrodomésticos como a KitchenAid e a Cadence fazem produtinhos interessantes para decorar a cozinha.


Cozinha Americana – Antes e Depois

Aproveitando o embalo eu trouxe um vídeo bacana do Arquiteto Marcelo Melhado para aRevista Minha Casa, onde ele apresenta um de seus projetos de cozinha americana em que ele utiliza soluções econômicas que tranformam completamente o visual da antiga cozinha de uma residência familiar. Vale a pena conferir!